sábado, 22 de abril de 2017

Projeto #3 - Recolha de dados


Após a seleção do tema, recorremos à pesquisa de informação sobre todos os momentos relevantes e históricos da participação portuguesa nas Universíadas. Poderemos dizer que este passo se mostrou de alguma dificuldade, uma vez que a informação não se encontrava facilmente na internet nem estava organizada. Por isso mereceu uma investigação a fundo e uma confirmação da mesma para não estarmos a transmitir informação não credível nem fidedigna. 
Para facilitar a organização da informação encontrada decidimos elaborar uma tabela com todos os dados. A tabela encontra-se seguidamente representada.


Aqui também podem consultar o medalheiro e história da seleção portuguesa nas Universíadas:
https://issuu.com/faducomunicacao/docs/relat__rio_su_2015_issu_final


Ano
Local
Atleta
Medalha
Modalidade
1967
Japão
Fernando Almada
Bronze
Judo
1985
Japão

Alexandre Yokochi
Prata
Natação
1987
Croácia
Alexandre Yokochi
Ouro
Natação
1995
Japão
Nuno Fernandes
Bronze
Salto à vara- atletismo
1997
Itália
Carla Sacramento
Prata
1500m - atletismo
António Travasso
Bronze
1500m - atletismo
1999
Palma de Maiorca
Pedro Soares
Ouro
Judo
Ana Dias
Prata
5000m - atletismo
2001
China
Susana Feitor
Prata
Marcha – atletismo
Nédia Semedo
Prata
800m - Atletismo
2005
Turquia
Naíde Gomes
Ouro
Salto em comprimento – atletismo
Vera Santos
Prata
20Km - atletismo
2007
Tailândia
Jéssica Augusto
Ouro
5000m -atletismo
Luís Araújo
Prata
Salto a cavalo - ginástica
2009
Sérvia
Nélson Évora
Ouro
Triplo salto - atletismo
Sara Moreira
Ouro
3000m - atletismo
5000m-atletismo
Ana Cachola

Bronze
Judo
Sofia Tavares
Bronze
Judo
Sónia Tavares
Bronze
100m - atletismo
2011
China
Nélson Évora
Ouro
Triplo salto -atletismo
   Alberto Paulo
Ouro
3000m - atletismo
Sara Moreira
Prata
5000m - atletismo
Patrícia Mamoa
Prata
Triplo Salto - atletismo
2013
Rússia
Fernando Pimenta
Ouro
1000m - canoagem
500m - canoagem
Marcos Chuva
Bronze
Salto em comprimento - atletismo
André Alves
Bronze
Judo
2015
Coreia do Sul
Rui Bragança

Prata
Taekwondo
Joana Cunha
Prata
Taekwondo
Filipa Martins
Bronze
Trave olímpica - ginástica
Equipa de andebol masculino comandado por Ronaldo Freitas
Ouro
Andebol Masculino

Projeto #3 - Escolha do tema


Na última aula tivemos o privilégio de contar com a presença da Filipa Silva, editora do Jornalismo Porto Net (JPN) na nossa aula. A jornalista veio com a proposta de temas que poderiam ser abordados pelos docentes quanto à produção infográfica e que poderiam ser aproveitados para possível publicação no JPN. Entre esses temas encontrava-se a "História da Participação Portuguesa nas Universíadas". Foi o tema que desde início chamou a atenção do grupo e por isso decidimos escolhê-lo para a elaboração da nossa infografia.








Projeto #3 - Análise crítica de uma infografia





A infografia que selecionamos foi a que se encontra acima representada. É uma infografia jornalística elaborada por uma jornalista do Porto Canal, cujo tema é a perda de calorias. 
Na nossa opinião, a infografia encontra-se no geral, muito bem conseguida. O criador da mesma decidiu reparti-la em três categorias que se enquadram  em três tipos de atividades que influenciam a perda de calorias no nosso dia-a-dia: a rotina, as atividades domésticas e a alimentação. Neste ponto, achamos que a distribuição dos temas pela página encontra-se excelentemente bem elaborada. Como crítica menos positiva, apontamos o facto dos subtítulos se encontrarem em letras muito pequeninas e numa cor que não se destaca do todo. Poderíamos também apontar na primeira categoria, o facto das atividades só estarem mencionadas na escrita.Visualmente só temos a representação da mulher e do homem, o que se mostra muito redutivo face ao subtema "rotinas". 
Por outro lado, consideramos as cores gerais para se destacarem na infografia: azul e laranja, muito bem selecionadas, assim como a representação das tarefas domésticas e o desenho dos elementos. As cores de fundo também se encontram, por sua vez, bem selecionadas, não chocam o todo e deixam os elementos fulcrais sobressairem.
Outro ponto positivo, é o texto presente ser reduzido e a mensagem conseguir ser transmitida visualmente de forma objetiva, sucinta e concreta.
Concluindo, podemos vincular que os pontos fortes presentes na infografia são a interatividade criada como o observador, a organização da informação e o poder de transmissão da mesma por elementos visuais. Cria uma perceção instântanea e uma fácil compreensão.