Nesta etapa, partimos para a realização da infografia propriamente dita. Começamos primeiramente a idealizar a organização da mesma. Como a célebre frase diz "uma imagem vale mais que mil palavras", nós enquanto grupo decidimos incutir na nossa composição um conjunto de imagens que remetessem para o assunto tratado. A utilização de imagens não só induz e introduz o leitor para o tema em estudo, como a própria comunica já informação.
Tendo o ponto enumerado anteriormente como foco, decidimos começar por perceber quais seriam as imagens que gostaríamos de englobar na nossa infografia. Consoante o tema "medalheiro português nas "universíadas" achamos pertinente colocar elementos que estivessem presentes no campo olímpico. Nada melhor que a própria pista de corrida e o recinto no seu centro. A partir daí começaram a surgir ideias. Após uma primeira tentativa percebemos que, se calhar, o recinto todo representado não era uma boa opção porque dispersava muito as atenções e não criava um foco. No entanto, novas ideias começaram a surgir tendo a mesma base. Finalmente, começamos a visualizar algo que nos agradava particularmente e que correspondia ao que imaginávamos. Incutimos a informação recolhida de uma forma clara, objetiva e sobretudo visual, nunca perdendo o foco e transmitindo o essencial. No fundo da infografia, englobamos uma espécie de rankings em forma de resumo. Optamos por utilizar bonequinhos simples, para conseguirmos diferenciar os desportos. As cores dos círculos também serviram para criar uma discrepância entre áreas desportivas. A cor cativa e capta a atenção e foi uma maneira de pormos em prática não só a psicologia das cores, mas também os elementos básicos da comunicação visual. A terceira infografia apresentada, apenas é diferente da anterior na medida que lhe é acrescentada a bandeira do país onde se organizou nesse ano a universíada, é diminuída a opacidade das cores de fundo e é dado um maior enfoque ao título. Para isso criou-se um retângulo cinzento de modo a separar o título do conteúdo propriamente dito.
Já a última infografia elaborada, decidimos cortar completamente o conceito do recinto olímpico e focar-nos apenas em Portugal, nas suas conquistas em termos de medalhas. Por esta razão , o fundo é a bandeira portuguesa e a infografia apenas inclui uma cronologia e os rankings já elaborados anteriormente, mas organizados de forma diferente.
No entanto, gostamos preferencialmente da ideia e construção da nossa segunda infografia. E é nessa que vai recair a nossa atenção e a continuação do nosso trabalho.