segunda-feira, 20 de março de 2017

Projeto #2 - Exercício acéfalo







Projeto #2 - Psicologia da cor




Na aula passada a "Psicologia da cor" foi o tema abordado pelo professor. Sinceramente, para nós, foi dos temas mais cativantes e expressivos dados em aula até ao momento. Desde o vídeo que explicava que sentimentos associamos às cores até à história do pequeno Flirck.
A verdade é que adoramos a história e realmente além de nos identificarmos com ela em certos momentos da nossa vida, fez-nos perceber que todas as cores são importantes.
Já o vídeo, fez-nos refletir sobre o significado das cores e como é que elas são usadas.
Isto, deu-nos uma ideia. Achamos interessante ir à busca das cores, nas nossas casas.
O resultado foi este:





Vermelho

Encontramos o vermelho, preferencialmente, em objetos ligados à emoção, principalmente o amor. A fita que envolve a carta para uma pessoa especial, o batom vermelho, o chupa-chupa em forma de coração são apenas exemplos de como esta cor está associada a um dos mais belos sentimentos humanos: amor.





Laranja

Cor que geralmente associamos ao calor e conforto. Encontramos nas laranjas com que fazemos um sumo natural principalmente no verão; na toalha do fogão, nas especiarias mais picantes, nas tostas que ficam sempre bem com um chã bem quentinho. Enfim, tudo remete para o quente, o calor e o conforto.





Amarelo

Associada à energia. Presente no chã de camomila, no Nesquik e no limão. Nesquik porque é uma bebida energética que nos dá força para a ação. Chã porque é algo revitalizante. Limão porque limonada está associada à sede. Se temos sede é porque ou praticamos exercício físico ou nos cansamos por alguma razão, gastamos energias.






Verde


Associada à natureza. Presente na paisagem que visualizamos sa janela. Seguidamente, encontramos a cor verde em produtos que provêm da natureza: no leite, na maçã, nas tostinhas de milho e em suplementos alimentares como vitaminas. No fundo, tudo o que nos remete para algo natural.













Azul

Associado à frescura, por um lado, ao profissionalismo, por outro, e ainda ao light. Quanto à frescura encontramos o azul nos produtos de higiene, de limpeza da casa e na cestas das molas de pendurar a roupa lavada. Quanto ao profissionalismo, encontramos nas canetas, na caixa da máquina fotográfica, nas medalhas hípicas e nas credencais de imprensa. Por fim, reparamos que todos os produtos light possuíam a cor azul associada.
















Roxo 

Talvez a cor que na altura da visualização do vídeo nos chamou mais à atenção. No tal vídeo, associaram ao roxo a magia. A verdade é que quando nos deparamos para escolher uma cor para os nossos quartos, escolhemos o roxo. Não sabíamos explicar o porquê, mas sentíamos-nos bem com ela. Agora descobrimos, nós adoramos a magia do mundo, da vida e por isso os nossos quartos teriam que representar isso mesmo. 








Projeto #2 - Da concretização à idealização




SENSAÇÕES QUE O POEMA PROVOCA
POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DAS EMOÇÕES ATRAVÉS DA COR E DA LETRA

REVOLTA



LETRA RETA, SEM FLOREADOS NEM CURVATURAS


COR PRETA
(SENTIMENTOS NEGATIVOS QUE NÃO PODEM SER EXPRESSOS)



COR VERMELHA
(O “NÃO DIREI”, O NÃO SE QUERER EXPRESSAR, O IMPEDIMENTO)



COR CINZENTA
(COISAS PERSUASIVAS, FLUIDEZ)



TEXTO ESCRITO USANDO LINHAS RETAS
(TUDO O QUE REMETE PARA SENTIMENTOS NEGATIVOS E FORTES)



TEXTO USANDO LINHAS CURVAS
(O QUE REMETE PARA A FLUIDEZ)


JOGO DE CORES ENTRE BRANCO E PRETO
(O CHOQUE ENTRE DUAS CORES OPOSTAS CRIA IMPACTO, CHOQUE E VISUALMENTE CHAMA À ATENÇÃO DO OBSERVEDOR)

Projeto #2 - Poema e emoções




"Poema à boca fechada" foi a nossa escolha textual.
 Após uma primeira leitura ficamos atordoados do quão duras, más, frias são as palavras proferidas, mas ao mesmo tempo nem sabemos ao certo o que quer transmitir.
 Após uma segunda leitura, sem dúvida alguma, que começamos a entrar no mundo criado por Saramago. Ele diz-nos "não direi" vezes sem conta. Diz-nos isso, porque quando fala é ignorado, esquecido, gozado ou criticado. Está farto! Prefere a resignação, o isolamento, o silêncio. 
Na verdade, quem não o ouve não merece sequer ouvir da sua boca o que pensa. É incompreendido e por isso vive sufocado com o seu pensamento. 
Finalmente no último parágrafo ele expressa uma opinião. Esta opinião é a  que só merece o bem e a sua atenção, aqueles que no momento que ele se calou fizeram o mesmo. Sintetizando, ele expressa que quem tomou a mesma atitude que ele próprio, é quem verdadeiramente compreende o ideal dele e merece ser ouvido. Por isso mesmo, esse anónimo não deve morrer "sem dizer tudo". Esta pessoa sim, segundo o sujeito poético, merece ser tão ouvida quanto ele, porque realmente compreende a vida da mesma maneira, entendida como a maneira correta. 
É inacreditável como um poema pode conter uma carga emocional tão grande. Esta característica pode ser uma mais valia por contermos variadíssimos pontos por onde começar a trabalhar. Mas, por outro lado, tem tanto a transmitir que torna o nosso papel difícil, pois com letras e a sua estética temos que tocar no coração humano e transmitir os sentimentos que este poema transpõe, sem que não seja preciso a leitura das palavras. A estética tem que falar por si.