Nesta etapa foi-nos proposta a escolha de um texto que poderia ser um artigo, uma notícia ou um poema. O objetivo é que com este texto desenvolvamos uma composição com elementos tipográficos. A letra tem de adquirir um valor estético e simbólico para além do seu valor semântico, ou seja, o conteúdo do texto tem de ser percetível pela sua composição visual e não apenas pelo significado das palavras.
A partir do momento que soubemos da finalidade do texto, chegamos à conclusão de que sem dúvida um texto poético seria o que transmitiria uma maior carga emocional e que nos traria melhor conteúdo para elaboramos uma tipografia que fosse marcante.
Assim, começamos por elaborar uma pesquisa desses conteúdos. Primeiramente, selecionamos quais os autores com o qual nos identificamos e seguidamente observamos trabalhos realizados pelos mesmos. Por fim, escolhemos o poema que mais nos tocou e que, na nossa opinião, tinha imenso potencial de ser trabalhado numa tipografia.
Assim, o texto que acabamos por optar foi o "Poema à boca fechada" de José Saramago.
Este poema traz à superfície emoções fortes tais como revolta, incompreensão, negação que podem ser facilmente representadas por via de uma composição tipográfica.
Aqui fica o poema:
Poema à boca fechada
Não direi:
Que o silêncio me sufoca e me amordaça.
Calado estou, calado estarei,
Pois que a língua que falo é doutra raça.
Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vasa de fundo em que há raízes tortas.
Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que não conhecem.
Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais boiam mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaça,
No negro poço de onde sobem dedos.
Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quando me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.
José Saramago
Palavras consumidas se acumulam,
Não direi:
Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,