sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Projeto #1 - Da Idealização à Concretização



Sensações que a música provoca
Elementos Básicos da Comunicação Visual
Técnicas da Comunicação Visual

Saudade


Cor
(vermelha)

Linha Reta
(sentimentos tristes)


Linha curva
(Sentimentos de amor, conforto)


Escala
(criação de distância, isolamento)


Direção
(o “voltar”)


Contorno
(criação de impacto e simplicidade)


Unidade



Ênfase




Profundidade



Difusão




Minimização




SIMPLICIDADE



sEQUENCIALIDADE

Deceção


Amor


Desespero


Mágoa


Família


Solidão


Desacreditar


Desilusão





































Brain Storming para a Composição


Capa
Contorno através de pontos pequeninos do emigrante a partir do seu país e a ir sem rumo. Estes pontos são simples e preenchidos com uma cor forte. A mala que traz na sua mão seria criada com pontos pretos para lhe dar realce e enaltecer o facto de ser o emprego que leva estes indivíduos a saírem do seu país.

O background é composto por uma fotografia tirada por um dos elementos do grupo. Esta corresponde à visualização das nuvens e de uma asa do avião. Esta fotografia foi captada pela janela deste meio de transporte.

CD
Após a visualização na capa da realidade dura que atravessam, o CD viria aqui representar o sentimento de amor que une mãe e filho.
Assim, o CD teria no centro a mãe e filho abraçados.
Mais uma vez a mãe e o filho seriam compostos de pontos pretos e vermelhos.
O ponto confere anonimato mas ao mesmo tempo unicidade, daí ser o elemento escolhido.
 O fundo seria as nuvens, agora já sem a presença do avião.
O CD e a capa teriam o mesmo fundo, ou então troca de cores entre o fundo de um e os elementos de outro. Este ponto ainda encontra-se em discussão e análise.





Projeto #1 - Exemplos de capas de CD

Nesta etapa decidimos recolher algumas capas de CD selecionadas por nós e de acordo com os nossos interesses musicais. O nosso objetivo nesta recolha prendia-se com a identificação de Elementos Básicos de Comunicação Visual e as Técnicas de Comunicação. Tentamos analisá-las criticamente, observando os elementos nelas presentes e tentando fundamentar o porquê dos autores os terem escolhido. Para isso recorremos à audição de cada um dos álbuns respetivamente para conseguirmos interpretar as composições visuais apresentadas. Concluindo, neste passo do projeto pretendemos ampliar e desenvolver o nosso espírito crítico para que o nosso desempenho na elaboração da nossa própria capa e CD cumpra os objetivos estipulados.



Imagine Dragons - Night Visions






Arctic Monkeys - AM






 James Bay Hold Back the river








FooFighters One by one




The Rolling Stones – Rocks off




Maroon 5







DeolindaCanção ao lado







 Cage The ElephantMelophobia











quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Projeto #1 - Melhores designers do mundo


Neste momento, decidimos observar o método de trabalho de profissionais assim como os seus projetos para nos servirem de inspiração, modelo. Devido ao elevado número de designers espalhados pelo mundo com enorme qualidade e à impossibilidade de observar o trabalho de todos decidimos selecionar os que mais nos identificamos.
Assim, para cada um inserimos uma entrevista feita por jornalistas aos mesmos. Torna-se interessante em dois sentidos lê-la. A entrevista é um género jornalístico estudado no nossa licenciatura e é relevante termos contacto com este tipo de organizar informção. Ao mesmo tempo estamos a absorver dicas importantes sobre design da boca dos mais prestigiados artistas. Seguidamente, incluimos um vídeo protagonizado pelos designers em questão para complementar.

Paula Scher



http://www.designboom.com/design/paula-scher-interview/



Alan Fletcher






Paulo Rand


domingo, 19 de fevereiro de 2017

Projeto #1 - Música e Emoções


Hoje em dia, quase sempre associamos a música às emoções humanas. Basta percebermos que quando entramos no carro mudamos de frequência de rádio até que a música que esteja a tocar nos transmita o mesmo do que estamos a sentir no momento. Além disso a nossa mente associa a música a momentos. É por isso que quando escutamos uma determinada música associamo-la à memória que atribuiu significado à melodia em questão. Por essa mesma razão, no nosso dia-a-dia, é frequente ouvirmos expressões tais como: “Esta música é triste”; “Esta é a música do meu casamento”,etc…
Pode-se dizer que a importância e a emoção dada a cada música difere de pessoa para pessoa, ou seja, é subjetiva. No entanto cada música quando é criada tem a intenção de transmitir determinada sensação ou estado de espírito, ou contar uma história com qual as pessoas se identifiquem. São nestes últimos pontos que nos vamos focar para a criação visual da capa e do CD para a música selecionada. O nosso objetivo é tentar repercutir no nosso projeto musical as emoções, e o contexto histórico que a música selecionada transmite. Para isso começamos por ouvir a música e anotar quais as palavras e a história que a música pretendia passar ao público. Aqui fica então esquematizado todas as expressões que associamos a esta composição musical.


Quanto ao ritmo da música, ela é calma no seu todo, fluída e sem picos. Esta composição musical remete para a emoção, algo que surge naturalmente, que é puro. Provém do coração do ser humano, algo que é sincero e não pode ser ocultado. Assim, esta música não é indiferente a ninguém e toca cada indivíduo de diferentes maneiras, cada um interpreta-o à sua maneira consoante o contexto social e as suas vivências.
A música selecionada “Braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa conta o quotidiano de um emigrante português. Esta história é a realidade do que se passa em milhares de famílias portuguesas. Por esta razão a carga emocional atribuída a esta música assume enormes dimensões, remetendo para as mais fortes emoções sentidas pelo ser humano. A música é solidão, é saudade, é o desacreditar no próprio país, é a deceção por não poderem estar junto dos que amam, é o coração magoado, é a desilusão. É, sobretudo, a paixão que prevalece pela família e o não poder ser feliz à sua beira. É a desilusão do seu próprio país não acreditar nele e não lhe permitir encontrar a felicidade perto dos que ama. Um retrato da geração de novos emigrantes portugueses: que saem de Portugal em busca de novas experiências no mundo laboral, mas cujas mudanças se sentem mais nas relações interpessoais.
No novo livro de Júlia Nerya visão dos emigrantes portuguesas é captada e interpretada. Fica aqui uma entrevista feita pelo Observador à autora e a opinião dela sobre o assunto. Esta reportagem ajudou-nos também a perceber o que é sentido por estes jovens portugueses que emigram sozinhos e desamparados.


Palavras associadas à música "Braços da minha mãe"
  • Saudade
  • Mágoa
  • Desespero
  • Sem Esperança
  • Solidão
  • Desacreditar
  • Amor
  • Deceção
  • Desilusão
  • Tristeza
  • Família