terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Projeto #1 - Elementos Básicos da Comunicação Visual


Segundo DondisSiempre que se disêna algo, o se hace, boceta y pinta, dibuja, garabatea, construye, esculpe o gesticula, la sustancia visual de la obra se extrae de una lista básica de elementos.
Utilizar los componentes visuales básicos como medios para el conocimiento y la comprensi
on tanto de categorias completas de los medios visuales como de trabajos individuales es un método excelente para la exploración de su éxito potencial y actual en la expressión.

Assim para conseguirmos analisar e compreender esta linguagem visual útil, é relevante olharmos para os elementos básicos da comunicação visual um a um com a finalidade de os percebermos melhor e conseguirmos obter bases para a elaboração de todo o projeto. Complementando a nossa pesquisa, utilizaremos citações de um nome tão pertinente no Design: Dondis.


Ponto 

Es la unidad más simple, irreductiblemente mínima, de comunicación visual.
Além disso, o ponto chama-nos à atenção. Marca alguma coisa importante, a existência de qualquer coisa sobre o nada.  Ponto é algo tão primário e básico da comunicação que está associado a diversas atividades, como matemática, artes, escrita, orientação, costura, ciências, entre muitas outras.
Trabalho de pontilhismo na recriação do retratato de Marilyn Monroe, por Ben Heine

Linha

Cuando los puntos están tan próximos entre sí que no pueden reconocerse individualmente aumenta la sensación de direccionalidad y la cadena de puntos se convierte en otro elemento visual distintivo: la línea.
Este elemento visual pode ser reto ou curvo, existindo com maior frequência a linha curva. Linhas curvas transmitem flexibilidade, suavidade, gradação. Por outro lado, a linha reta expressa algo mecanizado, perfeito, regrado.
Por Rui Sousa


Contorno


La línea describe un contorno. En la terminologia de las artes visuales se dice que la línea articula la complejidad del contorno.
Os contornos podem ser mais ou menos agressivos, não só dependendo da espessura da linha que serve de borda, mas também a cor de preenchimento e o tipo de linha.

Contorno de coração




Forma

Hay tres contornos básicos; el cuadrado, el círculo y el triángulo equilátero. Cada uno de ellos tiene su carácter específico y rasgos vexes mediante la associación, otras mediante una adscriptión arbitrária , y otras, en fin, a través de nuestras propias percepciones psicológicas e fisiológicas.

Círculos, quadrados e triângulos

Direção


Todos los contornos básicos expresan tres direcciones visuales básicas y significativas: el cuadrado, la horizontal y la vertical; el triangulo, la diagonal; el círculo, la curva.

Qualquer desenho ou imagem observada, remetem-nos a olhar para ele/ela segundo um sentido, uma direção. As diversas formas básicas têm diferentes direções preferenciais, tal como já foi referido anteriormente.

Direção de diversas formas


Tom

Los bordes en que a línea se usa para representar de modo aproximado o detallado, suelen aparecer en forma de yuxtaposición de tonos, es decir, de intensidades de oscuridad  claridad del objeto visto.
O tom traz consigo o conceito de contraste, intensidade de preenchimento e relação possuída entre luz e sombra.

Exemplos de tonalidades de cores


Cor

Las representaciones monocromáticas que aceptamos con tanta facilidad en los medios visuales sonsucedáneos tonales del color, de ese mundo cromático real que es nuesro universo tanricamente coloreado.
Cor está intimamente relacionada com emoção. Diferentes cores transmitem diferentes sentimentos, por vezes também nos remetendo para momentos já passados, memórias que nos permitem sentir a cor de diversas maneiras. A isso chama-se psicologia das cores.

Cores


Textura

La textura es el elemento visual que sirve frecuentemente de "doble" de las cualidades de otro sentido, el tacto. Pero en realidad la textura podemos apreciaria y reconoceria ya sea mediante el tacto ya tura tenga ninguna cualidad táctil, y sólo las tenda ópticas, como las líneas de una página impresa, el dibujo de un tejido de punto o las tramas de un croquis.
Textura é um elemento que é usado frequentemente para simular o contacto com o material representado na imagem em questão. Está intimamente relacionado com o sentido do tacto e remete-nos, portanto, para a sensação do toque.
Textura de uma parede


Escala

Todos los elementos visuales tienen capacidad para modificar y definirse unos o otros. Este proceso en sí mismo el elemento llamado escala.
Maioritariamente, detetamos a existência deste elemento básico da comunicação visual quando somos comparados com a mesma realidade em dimensões diferentes mas proporcionais. Verificamos isso quando olhamos para a maqueta, por exemplo, da Torre de Belém e esta na realidade. Existe uma proporcionalidade, essa característica chama-se escala.

Maqueta por JAAP, Palácio de Belém


Dimensão

La representación de la dimensión o representatión volumétrica en formatos visuales bidimensionales depende también de la ilusión. La dimendión existe en el mundo real. No sólo podemos sentiria, sino veria con ayuda de nuestra visión estereoscópica biocular.

Dimensão no plano bidimensional está intimamente relacionada com ilusão e perspectiva, uma vez que o papel ou outro meio bidimensional não tem profundidade para aparecer a dimensão, que só existe no mundo real. Então, através de variadíssimas técnicas, a fotografia, a televisão, os filmes, os desenhos, conseguem transmitir a ideia de dimensão.


Dimensão de uma porção da Via Láctea 

Movimento

El elemento visual de movimiento, como el de la dimensión, está presente en el modo visual con mucha más frecuencia de lo que se reconoce explicitamente. Pero el movimiento es probablemente una de las fuerzas visuales más presominantes en la experiencia humana. A nivel fáctico sólo existe en el film, la televisión, los encantadores móviles de Alexander Calder y en todo aquello que se visualiza con alún componentee de movimento, como la maquinaria o las ventanas.
Movimento pressupõe ritmo. Ou seja, se visualizarmos uma imagem repetidamente e progressivamente a cair, percebemos que caiu rapidamente. Em contrapartida, se a imagem do objeto a cair for mais espaçada, associamos a que este teve uma queda lenta.


Representação do movimento de duas ginastas

Webgrafia 
Bibliografia
DONDIS, A. D. / La sintaxis de la imagem, Introducción al alfabeto visual / Ed. GG Diseño, Barcelona 

Sem comentários:

Enviar um comentário