Hoje em dia, quase sempre associamos a música às emoções humanas. Basta percebermos que quando entramos no carro mudamos de frequência de rádio até que a música que esteja a tocar nos transmita o mesmo do que estamos a sentir no momento. Além disso a nossa mente associa a música a momentos. É por isso que quando escutamos uma determinada música associamo-la à memória que atribuiu significado à melodia em questão. Por essa mesma razão, no nosso dia-a-dia, é frequente ouvirmos expressões tais como: “Esta música é triste”; “Esta é a música do meu casamento”,etc…
Pode-se dizer que a importância e a emoção dada a cada música difere de pessoa para pessoa, ou seja, é subjetiva. No entanto cada música quando é criada tem a intenção de transmitir determinada sensação ou estado de espírito, ou contar uma história com qual as pessoas se identifiquem. São nestes últimos pontos que nos vamos focar para a criação visual da capa e do CD para a música selecionada. O nosso objetivo é tentar repercutir no nosso projeto musical as emoções, e o contexto histórico que a música selecionada transmite. Para isso começamos por ouvir a música e anotar quais as palavras e a história que a música pretendia passar ao público. Aqui fica então esquematizado todas as expressões que associamos a esta composição musical.
Quanto ao ritmo da música, ela é calma no seu todo, fluída e sem picos. Esta composição musical remete para a emoção, algo que surge naturalmente, que é puro. Provém do coração do ser humano, algo que é sincero e não pode ser ocultado. Assim, esta música não é indiferente a ninguém e toca cada indivíduo de diferentes maneiras, cada um interpreta-o à sua maneira consoante o contexto social e as suas vivências.
A música selecionada “Braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa conta o quotidiano de um emigrante português. Esta história é a realidade do que se passa em milhares de famílias portuguesas. Por esta razão a carga emocional atribuída a esta música assume enormes dimensões, remetendo para as mais fortes emoções sentidas pelo ser humano. A música é solidão, é saudade, é o desacreditar no próprio país, é a deceção por não poderem estar junto dos que amam, é o coração magoado, é a desilusão. É, sobretudo, a paixão que prevalece pela família e o não poder ser feliz à sua beira. É a desilusão do seu próprio país não acreditar nele e não lhe permitir encontrar a felicidade perto dos que ama. Um retrato da geração de novos emigrantes portugueses: que saem de Portugal em busca de novas experiências no mundo laboral, mas cujas mudanças se sentem mais nas relações interpessoais.
No novo livro de Júlia Nery, a visão dos emigrantes portuguesas é captada e interpretada. Fica aqui uma entrevista feita pelo Observador à autora e a opinião dela sobre o assunto. Esta reportagem ajudou-nos também a perceber o que é sentido por estes jovens portugueses que emigram sozinhos e desamparados.
Palavras associadas à música "Braços da minha mãe"
- Saudade
- Mágoa
- Desespero
- Sem Esperança
- Solidão
- Desacreditar
- Amor
- Deceção
- Desilusão
- Tristeza
- Família
Sem comentários:
Enviar um comentário