Bem, ela chama-se tipografia. Se a quiserem decompor significa forma-"typos" e escrita "graphein", ou seja é a arte e processo de criação da composição de um texto. Não lhe perguntem a idade, é uma lady, mas podemos dizer-vos que conheceu de perto os hieróglifos egípcios, ora bem, ela não , os seus antepassados. Mas já vos contamos toda a sua história, daqui a um bocadinho.
A tipografia como a vemos hoje, não simboliza a tipografia existente `umas décadas atrás. A composição tipográfica simbolizava para Joaquim da Fonseca : "a maneira como os tipos são selecionados, montados e organizados para formar palavras, sentenças, parágrafos e páginas, é um processo que por mais de 500 anos não foi modificado. Embora naturalmente tenha sido aprimorado, tanto no desenvolvimento da tecnologia como na metodologia de procedimentos, em sua essência a composição de textos continua a mesma".
"No tengo el don de expresarme sólo conlas palabras, sin caligrafía, sin dibujo; por eso ahora he consignado en un libro las grandes líneas de mi enseñanza." , Adrian Frutiger.
O mesmo escritor afirmou que:
" El nascimiento de la escritura, esa lenta simplificación de los trazos primitivos que desemboca en el signo y fija las lenguas, siempre me ha fascinado. El signo, entanto que firma, emblema o señal, tabién me atraía. En seguida e decanté or el símbolo, ese signo exremadamente simplificado y, sin embargo tan denso. Esta doble tracción me llevó a la creación de logotipos, imágenes de marca, en los que el signo y la letra están estrechmente ligados."
A tipografia como a vemos hoje, não simboliza a tipografia existente `umas décadas atrás. A composição tipográfica simbolizava para Joaquim da Fonseca : "a maneira como os tipos são selecionados, montados e organizados para formar palavras, sentenças, parágrafos e páginas, é um processo que por mais de 500 anos não foi modificado. Embora naturalmente tenha sido aprimorado, tanto no desenvolvimento da tecnologia como na metodologia de procedimentos, em sua essência a composição de textos continua a mesma".
"No tengo el don de expresarme sólo conlas palabras, sin caligrafía, sin dibujo; por eso ahora he consignado en un libro las grandes líneas de mi enseñanza." , Adrian Frutiger.
O mesmo escritor afirmou que:
" El nascimiento de la escritura, esa lenta simplificación de los trazos primitivos que desemboca en el signo y fija las lenguas, siempre me ha fascinado. El signo, entanto que firma, emblema o señal, tabién me atraía. En seguida e decanté or el símbolo, ese signo exremadamente simplificado y, sin embargo tan denso. Esta doble tracción me llevó a la creación de logotipos, imágenes de marca, en los que el signo y la letra están estrechmente ligados."
Apesar do conceito ter evoluído apresenta traços em comum: apresenta a organização de letras de modo a criar algo visualmente agradável e que nos faça remeter para o sentir relativamente ao que nos é transmitido pelo sentido literal das palavras. E , muito embora os tipos já não sejam utilizados a mecânica de pensamento que nos remetia para a sua distribuição está agora presente no modo como organizamos as componentes das "letras" para formar uma tipografia bem elaborada.
A tipografia é das mais belas invenções da história e anda com vocês por todo o lado. Querem ver? Abram o vosso monitor de computador, não me vêem lá, olhem para etiquetas, cartazes, embalagens, ecrãs de televisão, nos aeroportos, reclames luminosos, logótipos...Pois, afinal sempre a conheceram, bem estava apenas tímida em se apresentar.
E sabem, há muitos famosos que falam tão bem dela, às vezes até a fazem corar. Talvez a ocasião que mais nos chamou a atenção foi num documentário do fotógrafo francês Henri Cartier- Bresson. Este mestre do seu ofício falou da tipografia e disse:
"A tipografia deve ser o gosto pelas formas das letras".
A verdade é que é muito sedutora também. As letras seduzem e ela adora contaminar as outras pessoas com o especial prazer que é descobrir, conhecer e aplicar belas, expressivas e eloquentes formas de letras.
Ah, e aqui fica o vídeo do qual falaram tão bem da nossa querida tipografia:
Fazendo um Throwback no tempo
Tal como vimos nas aulas dadas pelo docente desta Unidade Curricular, para falarmos de tipografia temos que viajar no tempo e falar noutro conceito que lhe serve de base que é a escrita caligráfica.
Então sabemos que as primeiras imagens escritas registadas foram os pictogramas.
Pictograma |
De seguida, apareceram símbolos que representam diretamente um conceito, coisas, objetos, palavras ou frases. A esses símbolos chamam-se ideogramas.
Ideograma |
O tempo foi passando e surgiram os hieróglifos, que são imagens que representam símbolos ou sons.
Hieróglifos |
E, finalmente apareceu a escrita com as primeiras letras. Para estudar esta evolução, dividimos este aparecimento em três civilizações distintas: os romanos, os egípcios e os fenícios.
Egípcios- 1500 a.c - aparecimento do alfabeto fonético de 23 a 24 caracteres
Fenícios - 1000 a.c. - adaptação do alfabeto egípcio que começa a ganhar superioridade em relação aos pictogramas.
1200 a.c - desenvolveram o seu próprio alfabeto
Alfabeto Fenício |
Gregos- primeiro registo escrito do alfabeto fonético grego
Alfabeto fonético Romano |
Caroline Minuscule - caligrafia desenvolvida durante a Idade Média com intuito de se tornar o padrão cligráfico europeu. O objetivo desta caligrafia era ornar o alfabeto mais claro, uniforme par aque torna-se padrão a nível europeu. O seu criador foi Carlos Magno entre finais do século VIII e início do século IX.
Caroline minuscule |
Gutenberg - no ano de 1440 inventou o primeiro tipo móvel necessário à imprensa. Em 1455 escreveu o primeiro livro impresso uma bíblia de 42 páginas. Não satisfeito com os feitos alcançados cria o primeiro tipo de letra "Gothic Black Letter". A imprensa depressa se alastrou para países próximos da Alemanha. Em Portugal, a primeira imprensa surge em Faro, em 1487.
Gavetas com variados tipos móveis |
Tipo de letra "Gothic Black Letter" |
Nicholas Jenson - foi aprendiz de Gutenberg e criador do primeiro tipo de letra romana, no ano 1450. Este tipo de letra é conhecida como sendo mais leve e por isso utilizada em ocasiões formais.
Geoffroy Tory - designer francês conhecido por ter acrescentado acentos à escrita francesa, 1480.Deu importância ao próprio design das letras e considerava que elas deveriam transmitir as formas do corpo humano.
Claude Garamond - no ano de 1490, criou uma série de sinais de pontuação que acrescentou, tal como Geoffroy Tory, à escrita francesa. Teve na base da criação de diversos tipos de letra, assim como influenciou outros.
Aldus Manutius e Francesco Griffo - introduziu o modo Itálico, assim como o livro de bolso. Marcou o ano 1500.
Pierre Simon Fournier - Marcou o ano 1712. Estudou tudo a padronização, medição de tamanhos de tipo e criou as iniciais e ornamentos, Teve influência na criação dos tipos de letra Fournier & Narcissous.
John Baskerville - Se pensarmos bem, ainda não tinhamos falado em quem criou margens, entrelinhamento, espessuras. Ora aqui temos, John Baskerville. Além disso, criou a sua própria fonte Baskerville.
Didot- criador da primeira typeface moderna
Bodoni - eleva as typefaces a outro nível, acrescentando-lhe mais modernidade: cria linhas grossas finas, orientação vertical e sem serifa.
Eric Gill - aparece a tão famosa Gill Sants. É inovadora por o seu estilo "clean", simples e sofisticado.
Paule Renner - criador da Futura.
Victor Lardent - designer no jornal "The Times". Criou, em 1932, o tipo de letra Times New Roman de forma a poupar espaço e para uma melhor organização do jornal.
Max Miedinger & Eduard Hoffmann - Marcaram o ano de 1957 pela criação da Helvetica.
Adrian Frutiger - criador da Univers, em 1961. Ao todo criou mais de 25 fontes.
Joel Kaden & Tony Stan - No ano de 1974, criaram a famosa tipografia American Typewriter
Resumo
Bibliografia
HEITLINGER,Paulo. "Tipografia. Origens, formas e uso das letras". Dinalivro, Lisboa, 2006
KUNZ, Willi. "Tipografia: macro y microestética". Editorial Gustavo Gilli, SA, Barcelona, 2003
FRUTIGER, Adrien. "En torno a la tipografía". GG Diseño, Barcelona, 2002
FONSECA, Joaquim da. "Tipografia e design gráfico". Bookman, Brasil, 2008
Tipo de letra romana |
Geoffroy Tory - designer francês conhecido por ter acrescentado acentos à escrita francesa, 1480.Deu importância ao próprio design das letras e considerava que elas deveriam transmitir as formas do corpo humano.
Semelhanças de letras com o corpo humano |
Claude Garamond - no ano de 1490, criou uma série de sinais de pontuação que acrescentou, tal como Geoffroy Tory, à escrita francesa. Teve na base da criação de diversos tipos de letra, assim como influenciou outros.
Tipo de letra Garamond |
Aldus Manutius e Francesco Griffo - introduziu o modo Itálico, assim como o livro de bolso. Marcou o ano 1500.
Itálica |
Pierre Simon Fournier - Marcou o ano 1712. Estudou tudo a padronização, medição de tamanhos de tipo e criou as iniciais e ornamentos, Teve influência na criação dos tipos de letra Fournier & Narcissous.
Fournier |
John Baskerville - Se pensarmos bem, ainda não tinhamos falado em quem criou margens, entrelinhamento, espessuras. Ora aqui temos, John Baskerville. Além disso, criou a sua própria fonte Baskerville.
Bakerville |
Modern
Didot- criador da primeira typeface moderna
Didot |
Bodoni - eleva as typefaces a outro nível, acrescentando-lhe mais modernidade: cria linhas grossas finas, orientação vertical e sem serifa.
Bodoni |
Swiss Modern
Eric Gill - aparece a tão famosa Gill Sants. É inovadora por o seu estilo "clean", simples e sofisticado.
Gill Sants |
Paule Renner - criador da Futura.
Futura |
Contemporary
Victor Lardent - designer no jornal "The Times". Criou, em 1932, o tipo de letra Times New Roman de forma a poupar espaço e para uma melhor organização do jornal.
Times New Roman |
Max Miedinger & Eduard Hoffmann - Marcaram o ano de 1957 pela criação da Helvetica.
Helvetica |
Adrian Frutiger - criador da Univers, em 1961. Ao todo criou mais de 25 fontes.
Univers |
Joel Kaden & Tony Stan - No ano de 1974, criaram a famosa tipografia American Typewriter
American Typewritter |
Resumo
Evolução da tipografia |
Bibliografia
HEITLINGER,Paulo. "Tipografia. Origens, formas e uso das letras". Dinalivro, Lisboa, 2006
KUNZ, Willi. "Tipografia: macro y microestética". Editorial Gustavo Gilli, SA, Barcelona, 2003
FRUTIGER, Adrien. "En torno a la tipografía". GG Diseño, Barcelona, 2002
FONSECA, Joaquim da. "Tipografia e design gráfico". Bookman, Brasil, 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário