terça-feira, 4 de abril de 2017

Projeto #2 - Escolha das cores

Para além da tipografia, também a cor se revela fundamental. Na comunicação impressa, é um elemento essencial para a transmissão da mensagem, mas também para captar a atenção do público. Deve encontrar-se em sintonia com a tipografia e relacionar-se com o texto e os elementos gráficos presentes.
       Para representar o poema escolhido, utilizamos a cor preta, vermelha e branca. O “Poema a Boca Fechada” retrata alguém que se encontra impedido de dizer aquilo que pensa, “Calado estou, calado ficarei/Pois que a língua que falo é doutra raça” (versos 2 e 3), tendo por isso a cor vermelha sido utilizada como fundo- a boca. No entanto, as palavras, representadas a branco, não conseguem passar para o exterior, encontrando-se “amordaçadas” pelo preto.
       De uma forma geral, o vermelho é a cor mais quente e mais dinâmica pelo que, automaticamente, causa emoção e aumenta a intensidade. A cor branca está associada à paz, à pureza e à limpeza. É reconhecida como a “cor da luz”, proporcionando uma clareza total. Assim seriam as palavras do autor se pudessem ser transmitidas: puras, claras e a “luz ao fundo do túnel”. Porém, como a “língua” que ele fala é “doutra raça”, nem sequer chegam a ser ditas. Neste sentido, a cor preta representa a morte das mesmas, mas também a solidão, o isolamento e o silêncio que sufoca o autor. A junção destas 3 cores é visualmente apelativa e acaba por fornecer à mensagem uma força indescritível. 









Sem comentários:

Enviar um comentário