Para além da tipografia, também a cor se
revela fundamental. Na comunicação impressa, é um elemento essencial para a
transmissão da mensagem, mas também para captar a atenção do público. Deve
encontrar-se em sintonia com a tipografia e relacionar-se com o texto e os
elementos gráficos presentes.
Para
representar o poema escolhido, utilizamos a cor preta, vermelha e branca. O
“Poema a Boca Fechada” retrata alguém que se encontra impedido de dizer aquilo
que pensa, “Calado estou, calado ficarei/Pois que a língua que falo é doutra
raça” (versos 2 e 3), tendo por isso a cor vermelha sido utilizada como fundo-
a boca. No entanto, as palavras, representadas a branco, não conseguem passar
para o exterior, encontrando-se “amordaçadas” pelo preto.
De
uma forma geral, o vermelho é a cor mais quente e mais dinâmica pelo que,
automaticamente, causa emoção e aumenta a intensidade. A cor branca está
associada à paz, à pureza e à limpeza. É reconhecida como a “cor da luz”,
proporcionando uma clareza total. Assim seriam as palavras do autor se pudessem
ser transmitidas: puras, claras e a “luz ao fundo do túnel”. Porém, como a
“língua” que ele fala é “doutra raça”, nem sequer chegam a ser ditas. Neste
sentido, a cor preta representa a morte das mesmas, mas também a solidão, o
isolamento e o silêncio que sufoca o autor. A junção destas 3 cores é
visualmente apelativa e acaba por fornecer à mensagem uma força indescritível.
Sem comentários:
Enviar um comentário