Terminamos assim o nosso percurso no mundo paralelo entre a realidade e a ilusão, entre o ser e o parecer. Sim, chegamos ao fim do nosso percurso da unidade curricular de design comunicação visual. Foi sem dúvida um privilégio podermos contactar com um mundo tão entusiasmante e fascinante quanto este. O conhecer de perto todas as suas potencialidades, aliciou-nos a sermos cada vez melhores naquilo que fazíamos e na busca do melhor resultado possível. Em suma, achamos que conseguimos cumprir os objetivos e as metas estipuladas para este projeto, assim como nos dois projetos anteriores. Sem dúvida, que este último foi o que mais nos pôs à prova pois tivemos que por em prova todos os conteúdos aprendidos anteriormente e conjugar elementos visuais e textuais. Além de tudo isto, tivemos de pesquisar e incluir informação pertinente na nossa infografia. Não tínhamos só uma componente artística, mas também informativa. A conciliação destas duas partes foi o maior desafio apresentado.
Tal como foi citado no início: “An infographic (short for information graphic) is a type of picture that blends data with design, helping individuals and organizations concisely communicate messages to their audience". Foi este o nosso ponto de partida e o objetivo com que tínhamos de culminar.
Definimos a nossa metodologia de trabalho: primeiro, escolha do tema, seguidamente, recolha e organização de informação, depois idealização da infografia e, por fim, a concretização das mesmas com as sucessivas falhas e os merecidos sucessos. Realcemos o facto das partes menos sucedidas nos ajudarem a perceber o que realmente teríamos de mudar para chegar a um resultado melhor elaborado. Denotemos o acompanhamento do docente que, sem dúvida, nos fez compreender as partes menos boas e elogiar as melhor conseguidas. Esta componente prática em aula, permitiu-nos perceber o que necessitávamos para chegar à nossa meta estipulada.
O facto de englobarmos aspetos estudados anteriormente noutros projetos como os elementos básicos da comunicação visual, as técnicas de comunicação visual, a psicologia da cor e a tipografia permitiram-nos fazer a ponte entre todos os pontos abordados até ao momento.
Na nossa opinião, os nossos projetos foram apresentando um crescendo na sua elaboração. Este ponto poderá ter a ver com o facto de cada etapa conseguida arrecadar novas aprendizagens que serão aplicadas no projeto seguinte.
Concluímos dizendo que neste projeto conseguimos intercalar a componente visual e textual de forma exemplar, assim como o englobamento da informação necessária. Apesar de não estar perfeita visto que apenas somos aprendizes nesta área, esforçamo-nos ao máximo para elaborar uma infografia de componente jornalística. Nos dias de hoje, a componente visual e multimédia tem um peso enorme nas redações. Estas são uma forma de cativar, manter interesse e criar interatividade com os leitores. Sendo assim, é essencial um jornalista dominar esta componente para se tornar multifacetado e englobar uma diversidade de caraterísticas que o poderão diferenciar no mercado de trabalho.
Uma imagem vale mais que mil palavras? E se for uma palavra que forme ma imagem? Este mundo é traiçoeiro e não dá respostas concretas. E é este segredo que o faz ser tão fascinante.
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