sábado, 20 de maio de 2017

Projeto #3 - Interpretação Geral


TÍTULO





O título deverá remeter de forma sucinta, clara e objetiva, para o assunto que vai ser tratado na infografia. Neste campo, optamos por uma letra simples e que conseguisse transmitir de forma direta o que se pretende. Deste modo enaltecemos, ou seja, atribuímos destaque a essas palavras. Aumentamos o tamanho da letra e colocamos o conjunto das palavras que constituem o título na parte superior da folha. Ao olharmos para uma infografia temos a tendência para começar a observá-la pela sua parte de cima. Dessa maneira e por essa mesma razão decidimos incutir na infografia o título no topo da “página”.



PISTA DE CORRIDA

Tal como dissemos anteriormente, queríamos incutir na nossa infografia elementos que remetessem para as “universíadas”. Então como ansiávamos criar uma cronologia que facilitasse a perceção das datas e ao mesmo tempo que se integrasse no tema, verificamos que a pista de corrida incluía todos os requisitos.  As linhas brancas dentro da pista criam uma espécie de referência temporal. O facto de existirem 5 linhas que dividem as faixas faz com que possamos incutir os círculos com as datas em diferentes linhas criando dinâmica e recriando o movimento dos atletas que ocupam diversas pistas e encontram-se a correr em longitudes discrepantes. A cor da pista também nos transporta para uma das cores da bandeira nacional que ao contrastar com o verde da relva, explicada posteriormente, irá criar uma espécie de representação nacional na infografia de forma implícita.


RELVADO

O relvado inserido na parte lateral direita da infografia recria também o ambiente olímpico. No centro da pista de corrida existe um relvado. Essa mesmo é a recriação desse ambiente verde do estádio. O facto da pista e o relvado estarem seguidos cria uma representação quase fiel à realidade. Acrescenta-se o facto de o relvado com cor verde dar espaço e ter uma cor base para que pudéssemos incutir elementos mais elaborados em cima deste elemento. Como tínhamos essa necessidade de acrescentar informação, este elemento mostrou-se essencial e útil na esquematização da infografia.



SÍMBOLOS DE CADA DESPORTO

Para simplificar a visualização e identificação de cada desporto e porque optamos por não usar a denominação escrita, formamos bonequinhos representativos de cada desporto em competição. Além de ficar muito mais apelativo para os observadores da infografia, cria uma certa dinâmica. Tornava-se muito cansativo e desinteressante estar a ler todos os nomes repetidamente dos desportos que ganharam medalhas em cada ano. Além do mais, como vamos utilizar o nome dos atletas junto dos símbolos, se usássemos as duas vertentes escritas ficaria totalmente descabido e não cumpriria o objetivo da infografia de juntar a vertente textual com a vertente visual.







CÍRCULOS DE CORES DIFERENTES

Inserimos círculos de cores diferentes para remeterem para conjuntos de desportos que se inserem na mesma categoria. Assim, a associação é imediata e são formados grupos consoante a visualização das cores. As cores foram escolhidas com base na psicologia da cor. Os desportos aquáticos como utilizam água, utilizamos o azul que está associado à frescura e é a cor utilizada para representar a água. Os desportos de ginástica escolhemos o laranja porque como a ginástica está associada a energia. Também o laranja é sinal de potência, animação, força. Atletismo optamos por verde, além de associado mais à corrida por verde ser uma cor de revitalização e plenitude, o correr pode ser elaborado no meio a natureza, daí a nossa escolha. Por fim, o andebol representamos a vermelho. Jogos de equipa têm de conter união e cooperação entre equipa que está associada a sentimentos fortes, daí o vermelho. Associado ao calor e também amor.


MEDALHAS

Para representar cada medalha conquistada em cada momento, criamos três tipos de medalhas: ouro, prata e bronze. Á medida que os atletas ganhavam cada medalha, em cada momento e com a quantidade correta coloca-mola em frente do nome do devido vencedor.






NOMES DOS ATLETAS

Como referido anteriormente, acabamos por escolher escrever os nomes dos atletas porque são pessoas e por isso têm uma identidade que deve ser mantida. Como só tínhamos o título como elemento textual, mostrou-se pertinente incutir mais elementos escritos, tornando coerente a composição.





GRÁFICOS

Utilizamos os gráficos para sintetizar a informação. Ao juntarmos a quantidade de medalhas ganhas por modalidade, explicitamos melhor a diferença de medalhas ganhas até ao momento por parte de cada desporto. Além disso, ao mostrarmos a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze ganhas, dá uma perceção de como Portugal se tem desempenhado. No fim, a referência ao número total de medalhas ganhas e ao número de modalidade que já participaram, dá uma visão global dos acontecimentos. Englobamos os dados na bandeira portuguesa para haver uma referência nacional. A leitura torna-se imediata. É importante, este “resumo”, porque permite-nos ter uma análise comparativa essencial. Os leitores gostam sempre de comparar, de ter números reais e esta última parte serve para isso mesmo. No fundo, é o fazer do ponto da situação até ao momento. 









DISPOSIÇÃO INFOGRÁFICA COMO UM TODO

O título colocámos no topo da infografia para ser o pico, a introdução do nosso trabalho. Seguidamente, apresentamos o LEAD, em que introduzimos a informação essencial e que explicita o desenvolvimento da infografia. Dá conta da data da primeira participação portuguesa nas universíadas, assim como a conquista da primeira medalha para o país lusitano. A cronologia apresenta-se no meio por duas razões. A primeira porque visualmente torna-se muito mais agradável. A segunda, porque é aqui que se encontra a informação essencial que dá ideia da quantidade de medalhas arrecadadas em cada ano e em cada modalidade. O facto de colocarmos os gráficos no início permite que os leitores observem os símbolos e os relacionem com as modalidades. No final, a contagem do número de medalhas de prata, ouro e bronze arrecadadas por Portugal até ao momento, serve como para uma espécie de conclusão do projeto. É uma súmula do tratado que aparece de forma comparativa. A apresentação de gráficos é sempre essencial para termos números concretos, denotemos as diferenças entre modalidades e nos apercebamos da quantidade de medalhas ganhas.


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