Primeiramente, começamos por definir o campo da nossa infografia. Para isso, delimitamo-lo em cinco partes. A primeira, terceira e última a “branco”, onde contém o título, gráficos e no final um resumo do que foi tratado (informação geral). Segundamente, colocamos o LEAD, com uma introdução do que vai ser tratado. No centro, encontra-se a pista olímpica e relvado, onde se vai apresentar o a cronologia do medalheiro português. As tirinhas amarelas suportam os títulos da infografia.
Seguidamente escrevemos o título com a letra Myrian Pro, tal como já tínhamos referido.
Nesta etapa, inserimos as bandeiras dos países organizadores e cortamo-las em forma de círculo. Estes bonequinhos foram elaborados separadamente de acordo com o determinado desporto e colocamos círculos de diferentes cores que os dividiam consoante modalidades. Colocamos o ano e a linha que o suporta perto do relvado. De seguida, colocamo-los junto das linhas no relvado, escrevemos o nome do atleta que recebeu uma medalha referente a esse desporto nesse determinado ano. Finalmente, inserimos a medalha de ouro, prata ou bronze no fim do nome. Ao existir a separação por ano criamos uma espécie de blocos de informação que facilitam a leitura de informação.
Finalmente, construímos os “gráficos-resumo”. Juntamos a informação por medalhas e desporto e formamos imagens representativas dessa mesma informação. Ainda incorporamos na bandeira portuguesa informações-chave para darmos a conhecer a quantidade de modalidades que já participaram nas olimpíadas por parte de Portugal e a quantidade total de medalhas ganhas até ao momento. Por fim, foi só dispormos todos os gráficos segundo uma organização adequada. Uns no início da infografia e outros no final. O último passo foi inserimos a nossa infografia em Photoshop para a imagem ficar com qualidade para ser exportada em JPEG ou PNG.
Sem comentários:
Enviar um comentário